Casamento: Planejando

Hello!!! Em tempos de casamento (gente, falta menos de um mês pro meu, que loucura haha), hoje o post dá algumas dicas pras noivinhas de plantão, ou para as futuras noivas (seus bofes ainda não sabem né!? rsrs).

Depois de um ano pesquisando, planejando e organizando o meu próprio casório, adquiri alguma experiência e também fui orientada por alguns profissionais sobre alguns detalhes. Portanto, compartilho aqui com vocês algumas sugestões do que está em alta, e o que saiu de moda para esse grande dia.

dia-dos-namorados-presentes-escova-de-dente-eu-te-amo-curaprox-r-29-00

Uma super dica é quanto mais cedo você começar, melhor (isso é bem sério). Além de poder pesquisar muitos modelos e preços, você terá mais tempo para pagar, e conseguir fazer todo o festerê, sem deixar dividas para depois. No início tudo é muito empolgante, mas isso dura um mês, dois no máximo. Nada de preguiça, quanto mais pesquisa melhor. 

Prepare seu bolso! Tenha uma base de quanto pretende gastar, antes de contratar qualquer fornecedor. Chore muito por preços melhores (ou seja, mais baixos), negocie bem, à vista e com boas entradas sempre é melhor para você. E lembre-se, quanto mais cedo começar, mais barato você paga, pois, de um ano para outro, por exemplo, a maioria dos serviços tem reajuste nos valores. 

Check list

Aqui uma listinha básica dos passos para organizar um casamento (básica mesmo, pesquisando na internet, você encontra listas completas de tudo que deve fazer em cada mês que antecede o grande dia, como esta aqui):

  • Defina data do casamento
  • Junto com os pais (se eles forem ajudar), definir o orçamento
  • Faça a primeira lista de convidados (sim, haverão outras, essa é pra ter uma base de quantidade para os orçamentos)
  • Escolha local para cerimônia e recepção/festa, e reserve a data
  • Faça uma planilha no computador, ou no papel mesmo, com os fornecedores e valores fechados, para registrar os gastos. Assim você terá controle do que já foi contratado, do que já foi pago, ou o que ainda falta pagar. Usei também uma pastinha sanfonada com divisórias, para organizar os contratos, recibos e comprovantes de pagamento (você vai precisar dessa pasta para caso ocorra algum problema, no dia pode deixar com a cerimonialista).
  • Pesquise assessoras ou cerimonialistas e contrate
  • Outros fornecedores e serviços a serem contratados: decoração; buffet; bebidas; fotógrafo; filmagem; música para cerimônia; dj ou banda para festa; bolo e docinhos; trajes dos noivos, daminhas e pajens; convites; salão de beleza; lembrancinhas; lista de presentes; chá de cozinha; lua de mel; documentação civil e religiosa, etc

Agora vamos aos detalhes que você  irá escolher, e que podem fazer a diferença. Como tudo nesse mundo é moda, até os casamentos tem seus momentos. Citamos alguns itens que já bombaram nos casamentos, mas que hoje já estão ultrapassados (e quem sabe um dia voltem a moda, como muitas coisas do mundo fashion hehe). Você que já se casou há alguns anos, não se desespere se ver algum item do seu casamento na nossa lista em baixa. Provavelmente na época era um bapho, mas hoje já passou.

Lembrando que, o casamento fica ainda mais bonito se tiver a cara dos noivos. Não exagere, não mostre algo que vocês não são, e acima de tudo, moderação, em tudo, porque é dinheiro minha gente 😛

Decoração

decoraçãoOOOO

No geral, os casamentos da moda são os mais simples, que se tornam também mais e chics. Pequenos detalhes é que fazem a diferença. Evite extravagar nas flores, e use símbolos na decoração que identifiquem o casal ou a família, como fotos do casamento dos pais e avós,  objetos pessoais ou antigos. Escolha cores equilibradas e suaves. Cores muito vivas como o vermelho, por exemplo, estão em baixa. Aposte num casamento rústico.

Buffet e bebida

Fazer coquetel nunca esteve em alta. Jantar com cardápio também não é o predileto dos convidados. O ideal são os buffets tipo americano mesmo, onde cada um serve o que gosta, para ficar mais confortável para todo mundo e ninguém precisar comer aquele prato indesejável por falta de opção.

Trajes (noivos e convidados)

noivaasPara as noivas, nada de babados e exageros, como a decoração, um vestido simples com pequenos detalhes, fica muito mais sofisticado. Tomara que caia e flores aplicadas também estão saindo de moda. Invista em rendas, tules, decote nas costas e vestido com manga.

PhotoGrid_1410975604449 (1)Já para os noivos, modelos claros são aceitos para casamentos durante o dia, mas nunca branco. Smokings escuros como pretos, azul ou cinzas são boas opções.

Para os convidados, em especial as mulheres, todos sabemos, mas não custa lembrar, branco jamais! No geral, não exagere, os destaques são os noivos, e você não precisa ser parte da decoração rsrsrs. Vestidos simples, não muito curtos e decotados, são suficientes, assim como para os homens, um look casual chic também.

Make e cabelo

A famosa trança já não está mais na moda para as noivas (mas, vemos muito nas convidadas). Os penteados do momento são com os cabelos presos. Para o rosto, nada de batom escuro e sombra prata, esses estão ultrapassados. Olhos suaves e lábios claros mantém o nível simples e chic da ocasião, além de trazer delicadeza para a noiva.

Buquê

buque

Buquês clássicos, com flores brancas são lindos. Dispense os mais carregados, e tipo cascata. E neste caso os vermelhos também não ficam bons.

Convite

convureahsai

Os convites com caricatura ou foto dos noivos, que antes era febre, agora já não está mais. Ganharam destaque convites com formatos diferenciados, e acabamento com rendas ou corte a laser. Dá pra mesclar bastante, fazendo uma mistura de moderno com tradicional.

Bolo e doces

Bolos simples sem muito luxo e bem casados estão super em alta. Para os casamentos mais casuais, tem também os naked cake, que já mostrei aqui para o chá de cozinha. Os bem casados também servem de lembrancinha. Não exagere nos doces, sempre sobra. Para o topo do bolo, esqueça os biscuits,  ou qualquer modelo que imite as características dos noivos, a moda são os noivinhos de porcelana.

Além desses, muitos outros itens tem as mais variadas opções de escolha, portanto tente ornar tudo harmoniosamente bem, deixando o clima equilibrado. Evitando cores sem combinação ou um ambiente muito pesado para esse momento tão especial. 

E vocês, tem alguma dica pra compartilhar conosco?

Beijos, Iara! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s