Livro: O Diário de Anne Frank

Olá pessoal,

Hoje a dica é de livro e ele não é novo, na verdade é um clássico do tipo que todos ao citá-lo costumam dizer: “um livro que todos deveriam ler”.

9788501044457_1_

Eu sei que eu deveria e quero, rsrs, na verdade pretendo fazê-lo em breve, mas ainda não li 😛

O livro conta o dia a dia de Anne, uma adolescente judia que viveu a Segunda Guerra Mundial. Anne morreu num campo de concentração aos 15 anos de idade, sendo seu diário entregue a seu pai Otto (único sobrevivente da família de Anne) que decidiu publica-lo, embora tenha suprimido algumas partes que considerava inadequadas para a época, a versão original do diário está aos cuidados do Instituto Estatal Neerlandês para Documentação de Guerra, que após a morte de Otto publicou o diário na sua integralidade.

Como já falei pra vocês eu não li o livro ainda, por isso usarei as palavras de uma amiga, nossa colaboradora (e aspirante a blogueira), para mostrar pra vocês a profundidade e a atualidade do livro.

Anne-Frank

Anne me aproximou de mim mesma nestes dias… Descobri nossas semelhanças, e nossos medos. Coisas que são tão comuns na alma feminina.

Anne assim como eu, tem uma personalidade clareada pela luz do dia, ela é para fora e transparente, até mesmo quando não quer ser. Mas com as críticas impacientes e exigentes dos agregados ao Anexo Secreto, ela aprende assim como tenho aprendido a esconder e controlar, tanto sua língua quanto sua leveza… A não expressar seus pensamentos a todos, a não mostrar sua tristeza, suas euforias e muitas vezes sua verdade. Graças a Deus nos ter concedido o diário, graças a Deus ela não parou de escrever, ainda bem que podemos através dele descobrir o quanto Anne é, antes de tudo que pode ser, uma garota normal, com seus medos, seus anseios, curiosidades, opiniões, e a necessidade de expô-las.

Antes de tudo que posso pensar ao respeito de Anne, é que “se ela soubesse…”

Se ela soubesse que tudo que desejava a respeito do diário, virou mesmo verdade. Que suas memórias foram publicadas, e nos interessa até hoje. Se ela soubesse o quanto era bonita, ao contrário do que pensava. Não por causa do seu sorriso, nem dos seus cachos, mas por causa do seu interior. E se pudéssemos assim como Anne mostrar tão bem nosso interior, veríamos as belezas e as feiuras e descobriríamos que isto é o que é bonito de verdade!

Anne conseguiu fazer com que a beleza do seu interior continuasse a existir em meio ao caos de uma Guerra Mundial.

“Acho que a primavera está dentro de mim. Sinto a primavera despertando, sinto em todo o meu corpo e minha alma. Tenho de me forçar a agir naturalmente. Estou numa confusão absoluta, não sei o que ler o que escrever o que fazer. Só sei que estou sentindo falta de alguma coisa.”

“Riqueza, prestígio, tudo pode ser perdido. A felicidade em seu coração pode ser diminuída; mas estará sempre lá, enquanto você viver, para torná-lo feliz de novo.”

“Amor, o que é o amor? Não creio que possa realmente colocar em palavras. Amor é entender alguém, se importar, compartilhar as alegrias e as tristezas. Isso pode incluir o amor físico. Você compartilha alguma coisa, dá alguma coisa e recebe algo em troca, seja ou não casada, tenha ou não filho. Perder a virtude não importa desde que você saiba que, enquanto viver terá ao lado alguém que a compreenda, e que não precisa ser dividido com ninguém mais.”

Por Sarah Ludmila

Nossa, que turbilhão de pensamentos, sensações, inspirações…. é por isso que eu to cada dia mais louca pra devorar a obra!

Espero que sirva de inspiração pra essa sexta-feira 😀

Bom fim de semana, beijinho, Aládia :*

2 comentários sobre “Livro: O Diário de Anne Frank

    • Tenho a mesma impressão sobre tudo Su, tem vários livros que não tenho coragem de ler por esse motivo, mas esse, de forma até estranha, me atrai. Tenho que ler!
      Espero que a dica tenha de deixado com mais vontade do que medo, ahaha.
      Obrigada pelo carinho, beijos ;**

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s